Domingo, 15 de Setembro de 2019

O Repórter

O Reino de Deus está próximo

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 02 de julho de 2019 às 14:29

Por Monsenhor Jonas Abib*

“Fazei penitência”. Penitência não é só mortificação, como deixar de comer alguma coisa, ou dormir no chão. Penitência em grego é “metanóia”: uma reviravolta na vida da pessoa. É mudar a mentalidade, o sentimento; é mudar de vida.

Penitência é um virar-se pelo avesso. Melhor falando, é um deixar-se virar pelo avesso. Foi isso que João Batista veio anunciar: “Fazei penitência, (virai-vos pelo avesso) porque está próximo o Reino dos céus” (Mt 3,2). Se João Batista dizia isto naquele tempo, preparando a primeira vinda de Jesus, imagine agora! Estamos na iminência da Sua segunda vinda.

O Reino de Deus está próximo, às portas. O próprio Jesus explicou na parábola que o Reino dos céus é assim: a força da terra faz com que a semente desabroche, cresça, se desenvolva, dê folhas, flores e frutos. Aí o agricultor vem e colhe.

Foi isso que Jesus fez. Ele veio uma primeira vez: o “Reino do Céu” chegou até nós. Ele semeou entre nós a semente do Reino de Deus. Não calculávamos que fosse preciso tanto tempo, mas, as boas plantas levam anos para dar fruto. Jesus semeou o Reino e o regou com o Seu sangue. Ele tem cultivado durante todos esses séculos a boa semente do Reino!

Essa semente foi cultivada e regada também com o sangue de muitos mártires, com a vida de tantos santos, com o suor, com as lágrimas, com o sangue de muitas pessoas que se dedicaram, que investiram sua vida no anúncio do Reino de Deus.

Agora, graças a Deus, já está chegando o “agricultor”. O Senhor está vindo para colher. Chegou a hora! Queiram ou não queiram, é preciso clamar: O Reino de Deus está próximo. Nossa missão é clamar: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”. Chegamos ao tempo dos frutos!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

 

*Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.


  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: