Segunda, 06 de Abril de 2020

O Repórter

Outono no Rio começa com chuvas, que devem diminuir ao longo da estação

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Rafael Max - 20 de março de 2020 às 15:30 (Atualizada em 22 de março de 2020 às 09:57)
Arquivo/EBC
Clima típico do outono

RIO (OREPORTER.COM) - Começou nesta sexta-feira (20), à 00h50, a estação do outono no hemisfério sul. O período de temperaturas altas e chuvas no verão dará lugar a um clima mais ameno e seco típico da estação.

De acordo com o meteorologista Filipe Pungirum, da Climatempo, o inverno será marcado pela neutralidade climática nos oceanos, com tendência mais fria. Além disso, as chuvas vão perdendo força na Região Sudeste, se dirigindo para o norte do país. "[A partir de] Abril as chuvas vão migrando para o Norte, o Sudeste vai secando. No Sul vai começando a chover mais", destacou.

Na Região Sudeste, cabe ressaltar, as chuvas ainda serão predominantes na reta final de março, com a média caindo a partir de abril. A preparação para o inverno deve começar a partir de maio, com as chegadas das frentes mais frias e menos chuvas em relação à media. "Lembrando que a onda de frio será menos intensa em relação a julho [no inverno]", ressaltou o meteorologista.

O meteorologista destacou que ainda haverá chuvas no estado do Rio de Janeiro, principalmente no mês de abril, apesar da diminuição da média. Por isso, não é descartada a formação de temporais nessa parte do ano.

"Na Região Sudeste é normal que as chuvas vem diminuindo ao longo do outono, pois é uma estação mais seca. A previsão é de chuvas acima da média em abril. Toda essa chuva acima da média pode ser resumida em dois eventos a partir de abril. Apesar da diminuição de chuvas não se descarta a configuração de temporais para nenhuma área fluminense", lembrou.

Já ao longo do restante do período do outono, a tendência é uma diminuição das chuvas, abrindo para um período um pouco mais seco, principalmente a partir de maio. "As temperaturas não ficam aquele calorão que faz no Rio o ano inteiro, mas teremos temperaturas altas em comparação ao restante do país. Em junho a expectativa é de chuvas bem próximas à média e de temperaturas amenas".

Alerta de chuva 

O instituto Climatempo ressalta que o início do outono ainda terá chuvas fortes. De acordo com os meteorologistas, a circulação de ventos entre a baixa e a média atmosfera e a aproximação de uma nova frente fria vão mudar o tempo no Rio de Janeiro e aumentar bastante as condições de chuva. Mas, antes da chegada deste sistema, a capital fluminense terá sol e calor.

A chegada da frente fria, deixa todo o estado em alerta para o risco de chuva forte e volumosa, com raios, rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, inclusive a região da costa verde (litoral sul do Rio de Janeiro), Grande Rio, região serrana, Baixada Fluminense e região dos Lagos. 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o pior da chuva está sendo previsto para madrugada de sábado. Algumas áreas podem receber um volume de chuva próximo dos 100 milímetros acumulados e a população deve estar atenta. O dia amanhece chuvoso na capital fluminense com potencial para enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.

A tendência é que as áreas de instabilidade continuem atuando sobre todo o estado durante o domingo com condições para mais chuva. 

Fim do outono

O outono no hemisfério sul dará lugar ao inverno, que começará no dia 21 de junho.

Saiba mais

Fique por dentro das notícias do Rio de Janeiro seguindo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook , no Instagram e no TwitterOREPORTER.COM, Informação de verdade na Internet.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: