O Repórter

PM do Rio comemora Corredor Turístico de Segurança, mas não apresenta números

Por OREPORTER.COM
15 de novembro de 2021 às 11:37
Atualizada em 15 de novembro de 2021 às 11:38
Compartilhe a notícia:
divulgação

RIO (OREPORTER.COM) - O Corredor Turístico de Segurança, lançado pela Polícia Militar no último dia 22, tem o objetivo de reforçar o patrulhamento no centro da cidade, entre a Lapa e a Praça Tiradentes e, de acordo com a Polícia Militar, a iniciativa começa a render bons frutos. Em três semanas de operação, a PM garante que houve um aumento da sensação de segurança, mas não apresentou números,

"Nós já fazíamos um acompanhamento diário da nossa área e percebemos uma movimentação criminosa após a reabertura do comércio e a volta à normalidade de certas atividades. A partir daí, passamos a nos reunir com mais frequência com empresários e comerciantes locais, a fim de entender as demandas. E, ao tomar conhecimento delas, decidimos implantar esse tipo de policiamento", explicou o tenente-coronel Antônio Ludogero, comandante do 5º BPM.

O projeto conta com 24 policiais e quatro pontos fixos de viaturas do 5º BPM (Lapa/Lavradio/Gomes Freire/Tiradentes) e um policiamento com circulação constante. Além disso, duas guarnições cuidam da segurança durante o período do dia, contando ainda com uma cabine fixa na Rua Teixeira de Freitas, que foi reativada.  

O projeto Corredor Turístico de Segurança não é apenas realizado com a atividade policial em conjunto com associações comerciais. Envolve ainda a participação da sociedade civil, moradores da região e outros órgãos municipais e estaduais, como o Programa Lapa Presente, que realiza um trabalho complementar ao do 5º BPM, de forma que não haja sobreposição do policiamento e ampliando o raio de atuação e a ostensividade.  

O Lapa Presente realiza patrulhamento em mais de 20 ruas e áreas de grande visitação turística, bares, residências e comércio em geral e funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e sextas e sábados, das 21h30 até as 5h.

Últimas de Rio