Quarta, 08 de Dezembro de 2021

O Repórter

Papa anuncia ¨Encontro Mundial das Famílias¨ em Roma em 2022

Evento religioso será realizado na Itália entre 22 e 26 de junho

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação - 30 de setembro de 2021 às 19:03 (Atualizada em 30 de setembro de 2021 às 19:05)
Ansa
Papa anuncia ¨Encontro Mundial das Famílias¨ em Roma em 2022

VATICANO (ANSA) - O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira (30) a realização do 10º Encontro Mundial das Famílias (EMF), em Roma, entre os dias 22 e 26 de junho de 2022.

Com o tema "O Amor em família: vocação e caminho de santidade", o evento terá um formato inédito, com iniciativas globais em cada diocese católica, em ligação digital com Roma.

"Após o adiamento de um ano, devido à pandemia, a vontade de se reunir novamente é grande", afirmou o Papa em mensagem de vídeo transmitida no Vaticano durante a coletiva de imprensa para apresentar o evento.

Francisco pediu que o encontro "seja vivo, ativo, criativo" e seja "organizado com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma". Para ele, "esta é uma oportunidade preciosa para se dedicar com entusiasmo à pastoral familiar: esposos, famílias e párocos juntos".

O Pontífice fez um apelo por "coragem a todos os pastores e queridas famílias", para que todos se ajudem mutuamente a organizar os encontros nas dioceses e paróquias de todos os continentes.

Segundo os organizadores do evento, "todos podem participar", através dos meios digitais, dando o "protagonismo" às famílias cristãs. A expectativa é de que Roma acolha 2 mil delegados de Conferências Episcopais e dos movimentos internacionais ligados à pastoral da família.

"Esta edição não se realizará com um único encontro em Roma, mas será um verdadeiro evento multicêntrico difundido nas dioceses de todo o mundo", explicou o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ressaltando que o "evento mundial permitirá a todas as famílias participar das reuniões diocesanas, das celebrações e da Santa Missa".

Para Farrell, o EMF tem sido sempre um "acontecimento mundial", que no próximo ano vai ser vivido "em todas as Igrejas locais". "As famílias desejam ser acompanhadas, sustentadas, sentir-se Igreja", apontou.

Durante a coletiva hoje também foi apresentado o hino oficial do encontro, "Acreditamos no amor", de autoria do monsenhor Marco Frisina.

O vigário-geral para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, por sua vez, destacou que o EMF 2022 vai promover um conjunto de iniciativas de solidariedade para as famílias mais atingidas pela pandemia de Covid-19.

"Tratará de expressar sentimentos de solidariedade e assistência a algumas famílias que, também por causa da situação pandêmica, se encontram em condições de pobreza", disse De Donatis.

Os organizadores lançaram ainda a oração, o site e a imagem oficial do evento, esta última criada pelo padre Marko Ivan Rupnik.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: