Quarta, 01 de Dezembro de 2021

O Repórter

Y4C: Papa pede que jovens coloquem ¨mundo dos adultos¨ em crise

Papa mandou mensagem para jovens que estão em evento sobre clima

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação - 29 de setembro de 2021 às 10:30 (Atualizada em 29 de setembro de 2021 às 10:33)
Ansa
Papa enviou mensagem de vídeo para jovens da Y4C

CIDADE DO VATICANO (ANSA) - O papa Francisco mandou nesta quarta-feira (29) uma mensagem por vídeo para os jovens que participam do evento Youth4Climate ("Juventude pelo Clima"), que está sendo realizado em Milão, na Itália, e pediu para que eles continuem a colocar os "adultos em crise" ao propor iniciativas contra as mudanças climáticas.

"Eu quero agradecer vocês pelos sonhos e pelos projetos de bem que vocês têm, e pelo fato que vocês se preocupam tanto com as relações humanas como com o cuidado com o ambiente. Obrigado. É uma preocupação que faz bem a todos. Essa visão é capaz de colocar em crise o mundo dos adultos porque revela o fato que vocês não estão apenas prontos para a ação, mas também disponíveis para ouvir pacientemente, ao diálogo construtivo e à compreensão recíproca", ressaltou o líder católico.

Afirmando que acompanha o caminho dos jovens que lutam por mudanças climáticas, o Pontífice encorajou os jovens da Y4C a "unir esforços mediante a uma ampla aliança educativa para formar gerações constantes no bem, maduras, capazes de superar as fragmentações e de reconstruir o tecido das relações de maneira que podemos ter uma humanidade mais fraterna".

"Dizem que vocês são o futuro, mas nesse sentido, vocês são o presente, são aqueles que estão construindo o hoje, no presente, e também no futuro. [...] As soluções técnicas e políticas não são suficientes se não forem apoiadas pela responsabilidade de cada membro e de um processo educativo que favoreça a um modelo cultural de desenvolvimento e de sustentabilidade centrado na fraternidade e na aliança entre ser humano e ambiente", ressaltou ainda.

O Papa voltou a ressaltar que esse é o momento de "tomar decisões sábias" para que as experiências que trouxeram aprendizado nos últimos anos "tornem possível uma cultura de cuidado, de compartilhamento responsável".

O assunto do cuidado com o meio ambiente e com as populações mais vulneráveis é bastante caro ao líder católico que, inclusive, publicou uma encíclica - a Laudato Sì - voltada especialmente para o assunto, trazendo o debate sobre as mudanças climáticas para o centro da instituição católica.

O Y4C reúne 400 jovens de todo o mundo e é um dos eventos preparatórios para a COP26.

Nesta quinta-feira (30), o evento apresentará um documento que será debatido na Pré-COP26, que também será realizada em Milão, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com representantes políticos de cerca de 100 países.

Ambos os textos serão levados para a 26ª Conferência sobre o Clima das Nações Unidas (ONU), que será realizada entre 31 de outubro e 12 de novembro na cidade de Glasgow, no Reino Unido, para a qual, o papa Francisco também confirmou presença.

Todos os encontros debatem a gravidade dos efeitos das mudanças climáticas e as soluções políticas para tentar desacelerar a emissão de gases tóxicos e a destruição de biomas.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: