Segunda, 16 de Setembro de 2019

O Repórter

Personagem de Mauricio de Sousa, Piteco ganha releitura feita pelo artista paraibano Shiko

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 19 de novembro de 2013 às 17:38 (Atualizada em 19 de novembro de 2013 às 11:50)

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O personagem Piteco foi reinterpretado pelo artista paraibano Shiko no livro "Piteco – Ingá", que chegou às livrarias e bancas neste mês. Esta é a quarta obra do selo Graphic MSP, em que quadrinhistas convidados reinterpretam os clássicos personagens de Maurício de Sousa em seus próprios estilos.

Na trama, o povo de Lem se vê obrigado a migrar porque o rio próximo à aldeia secou. Mas o valente caçador Piteco decide não ir, pois precisa resgatar Thuga, que foi raptada pela tribo dos homens-tigre.

Ingá, que dá nome ao álbum, é uma pedra que realmente existe no agreste da Paraíba e tem impressos hieróglifos ainda não decifrados gerando um mistério que persiste até hoje.

Nesta releitura,  Shiko (pseudônimo do artista plástico e quadrinhista Francisco José de Souto Leite) mistura a sua origem nordestina à essência do homem das cavernas criado por Mauricio de Sousa.

O texto de quarta-capa é do também paraibanoMike Deodato Jr., desenhista que trabalha há anos para editoras norte-americanas como Marvel e DC.

A publicação também traz  esboços, uma carta raríssima de Mauricio para o pai, contando sobre a criação do Piteco, a biografia de Shiko e uma matéria com as primeiras aparições dos personagens no álbum, nas tiras e tabloides de jornal, todas escritas e desenhadas por Mauricio de Sousa, a partir dos anos de 1960.

O selo Graphic MSP já fez releituras do personagem Astronauta, da Turma da Mônica e do Chico Bento. Estão previstos para 2014 e 2015 os lançamentos dos livros do Papa-Capim, da Turma da Mata, do Bidu, do Penadinho, além dos novos volumes do Asutronauta e da Turma da Mônica.

Tags:
Piteco, Mauricio de Sousa
  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: