O Repórter

Platini e Blatter são denunciados por fraude na Suíça

Dupla também foi indiciada por diversos outros crimes

Por OREPORTER.COM
03 de novembro de 2021 às 14:57
Atualizada em 03 de novembro de 2021 às 14:58
Compartilhe a notícia:
EPA
Blatter e Platini estão afastados de todas as atividades ligadas ao futebol
Blatter e Platini estão afastados de todas as atividades ligadas ao futebol

ROMA (ANSA) - O Ministério Público da Suíça denunciou Joseph Blatter e Michel Platini, ex-presidentes da Fifa e da Uefa, respectivamente, por fraude e outros crimes, na última terça-feira (2).

A acusação contra os dois ex-dirigentes, que estão afastados de todas as atividades ligadas ao futebol, vai ao tribunal federal de Bellinzona, que será o responsável por validar ou não os indícios apresentados pelos promotores suíços.

Além de fraude, Platini e Blatter foram denunciados pelas autoridades de má gestão, apropriação indébita e falsificação de documentos. A dupla nega ter cometido qualquer irregularidade.

A investigação sobre um valor de 1,8 milhão de euros pago a Platini pelo ex-mandatário da Fifa durou seis anos. O cartola suíço fez a transferência para o ex-atleta da Juventus em 2011, mas o caso veio à tona em 2015 e obrigou Blatter a renunciar ao comando da entidade máxima do futebol.

O pagamento seria relativo a trabalhos de consultoria realizados sem contrato durante o primeiro mandato de Blatter, entre 1998 e 2022. O ex-jogador francês foi conselheiro do suíço neste período.

Esse episódio frustrou Platini, pois o ex-craque tinha intenção de suceder seu mentor à frente da Fifa. O ex-atleta também teve seu nome envolvido em casos de corrupção e o impediu de ser candidato à presidência da entidade.

Últimas de Futebol