O Repórter

Protesto contra lockdown deixa presos e feridos na Holanda

Por OREPORTER.COM
20 de novembro de 2021 às 10:12
Atualizada em 20 de novembro de 2021 às 10:13
Compartilhe a notícia:

ROMA (ANSA) - Pelo menos sete pessoas ficaram feridas na noite desta sexta-feira (20), em Rotterdam, na Holanda, durante um violento protesto contra as novas medidas restritivas para combater a pandemia de Covid-19.

Durante o ato, fogos de artifício foram disparados e latas de lixo incendiadas. A polícia tentou conter o vandalismo com tiros de advertência e usou canhões de água para dispersar os manifestantes. Pelo menos 20 prisões foram feitas após a confusão.

"Uma manifestação na rua Coolsingel resultou em tumultos.

Incêndios foram provocados em vários lugares, fogos de artifício foram disparados e a polícia disparou vários tiros de advertência", disse a polícia de Rotterdam nas redes sociais.

Segundo relatos, pelo menos duas pessoas ficaram feridas, provavelmente como resultado dos disparos. No entanto, as autoridades vão investigar as causas exatas. Um grupo de agentes também ficou ferido.

De acordo com comunicado oficial atualizado, os policiais usaram "o máximo de mobilização necessária para restaurar a ordem pública" e pediram às pessoas que fiquem longe de Coolsignel, onde o prefeito definiu a manifestação como "uma orgia de violência".

A restauração do bloqueio parcial contra a Covid-19 provocou o protesto de centenas de pessoas, que se reuniram no centro de Rotterdam. A maioria pedia "liberdade" e soltou fogos de artifício e jogou objetos contra os policiais. Pelo menos um carro da polícia foi incendiado, enquanto os outros foram danificados.

A Holanda foi o primeiro país da Europa Ocidental a restabelecer um lockdown parcial por três semanas iniciais em um esforço para retardar a nova onda de infecções de Covid-19, tendo em vista que a vacinação não está avançando.

Últimas de Mundo