Sexta, 03 de Dezembro de 2021

O Repórter

Reportagem do Zero Hora conquista o Prêmio Esso de Jornalismo

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 13 de novembro de 2013 às 20:30

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Foi divulgado nesta quarta-feira (13), a lista dos vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo, um dos principais da área. O trabalho feito pelo jornal gaúcho Zero Hora sobre o DOI-CODI venceu a categoria principal da premiação.

"Os Arquivos sceretos do coronel do DOI-CODI" teve como base os arquivos do coronel da reserva do Exército Julio Miguel Molinas Dias, chefe do DOI-CODI no Rio de Janeiro, nos anos 1980. Ele foi morto em tentativa de assalto em Porto Alegre, em 2012. A revelação ganhou destaque e desmentiu versões oficiais de episódios do período militar, como o caso Rubens Paiva e o das bombas no Riocentro.

O trabalho foi feito pelos jornalistas José Luís Costa, Humberto Trezzi, Marcelo Perrone e Nilson Mariano.

Confira a lista completa dos vencedores:

PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO 2013 - José Luís Costa, Humberto Trezzi, Marcelo Perrone e Nilson Mariano, com o trabalho OS ARQUIVOS SECRETOS DO CORONEL DO DOI-CODI, publicado na ZERO HORA.

PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO 2013 - Luiz Carlos Azenha, Márcia Cunha, Ana Haertel, Sheila Fernandes, Edgard Luchetta, André Carvalho, Yoshio Tanaka, Aruan Santos, Igor Arroyo, Elias Rodrigues e Francisco Gomes, com o trabalho AS CRIANÇAS E A TORTURA, transmitido pela REDE RECORD.

PRÊMIO ESSO DE REPORTAGEM - Roberto Kaz, José Casado e Glenn Greenwald, com o trabalho NA MIRA DOS EUA, publicado no jornal O GLOBO.

PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA - Victor Dragonetti Tavares, o Drago, com a fotografia PM FERIDO AFASTA AGRESSORES, publicada na FOLHA DE S. PAULO.

PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICA - Demétrio Weber, com o trabalho UMA DÉCADA DE BOLSA FAMÍLIA, publicado no jornal O GLOBO.

PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA OU AMBIENTAL - Miriam Leitão e Sebastião Salgado, com o trabalho PARAÍSO SITIADO, publicado no jornal O GLOBO.

PRÊMIO ESSO DE EDUCAÇÃO - Érica Fraga, com o trabalho ATRATIVIDADE E RESULTADOS DAS POLÍTICAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, publicado na FOLHA DE S. PAULO.

PRÊMIO ESSO ESPECIAL DE PRIMEIRA PÁGINA - Carlos Marcelo Carvalho, Janey Costa, Álvaro Duarte, Renata Neves, Ney Soares Filho, Rafael Alves, Júlio Moreira, Josemar Gimenez e João Bosco Martins Sales, com o trabalho OSCAR NIEMEYER, publicado no jornal ESTADO DE MINAS.

PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - CATEGORIA JORNAL - Amaurício Cortez, Gil Dicelli e Pedro Turano, com o trabalho PLANETA SECA, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).

PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - CATEGORIA REVISTA - Rafael Quick, Luiz Romero, Alex Silva, Jorge Oliveira e Fabricio Miranda, com o trabalho O QUE COMEM OS ATLETAS, publicado na revista SUPERINTERESSANTE.

PRÊMIO ESSO REGIONAL NORTE/NORDESTE - Bruno Albertim, com o trabalho IDENTIDADE COMESTÍVEL, publicado no JORNAL DO COMMERCIO (Recife).

PRÊMIO ESSO REGIONAL CENTRO-OESTE - Ana Maria Campos e Lilian Tahan, com o trabalho O PODER DA TERRA, publicado no CORREIO BRAZILIENSE.

PRÊMIO ESSO REGIONAL SUL - Rogerio Waldrigues Galindo, Bruna Maestri Walter, José Marcos Lopes e Rosana Félix, com o trabalho CRIME SEM CASTIGO, publicado na GAZETA DO POVO.

PRÊMIO ESSO REGIONAL SUDESTE - Luiza Villaméa, com o trabalho FILHOS DO BRASIL, publicado na revista BRASILEIROS.

MELHOR CONTRIBUIÇÃO À IMPRENSA - A Comissão de Premiação da Mídia Impressa decidiu atribuir a distinção de MELHOR CONTRIBUIÇÃO À IMPRENSA à REVISTA DE JORNALISMO ESPM - edição brasileira da Columbia Journalism Review e à FOLHA DE S. PAULO pelo projeto FOLHA TRANSPARÊNCIA.

MELHOR CONTRIBUIÇÃO AO TELEJORNALISMO - A Comissão de Premiação de Telejornalismo concedeu a distinção de MELHOR CONTRIBUIÇÃO AO TELEJORNALISMO ao trabalho PROTESTOS JUNHO 2013, de Fernando Canzian e equipe, da TV FOLHA, exibido na TV CULTURA.

Tags:
Prêmio Esso
  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: