O Repórter

Representante da Holanda, Duncan Laurence vence o Eurovision 2019

Por Redação...
18 de maio de 2019 às 21:43
Atualizada em 27 de maio de 2021 às 14:17
Compartilhe a notícia:
Thomas Hanses/EBU
Duncan venceu o Eurovision 2019
Duncan venceu o Eurovision 2019

TEL AVIV, ISR (OREPORTER.COM) - Confirmando as expectativas das bolsas de apostas, a vitória no festival Eurovision da canção de 2019 ficou com a Holanda. O responsável foi Duncan Laurence, que levou para Israel - sede da edição deste ano - a música "Arcade".

Duncan Laurence terminou um período sem títulos da Holanda que durava desde 1975. Ele faturou 492 pontos após a apuração dos votos.

A escolha deste ano mostrou uma grande diferença entre os votos dados pelos jurados e dos que são dados pelo público em geral. Os júris especialistados em toda a Europa deram a liderança para a representante da Macedônia do Norte (Tamara Todevska, com "Proud"), mas esta não teve grande preferência do público e ficou apenas no oitavo lugar.

Um dos exemplos de diferença foi o desempenho da Noruega (Keiino, com "Spirit in the Sky"). A canção não aparecia entre as primeiras quando os votos dos jurados foram lidos, mas os quase 300 pontos dados pelo público fez o país pular para a quinta posição geral.

A segunda posição ficou com a Itália, que trouxe a canção "Soldi", interpretada por Mahmood. Sergey Lazarev, da Rússia, veio com a canção "Scream" e ficou em terceiro lugar. Curiosamente, foi a mesma posição que ele ficou na edição de 2016.

O festival ainda teve o retorno de Netta Barzilai, vencedora da edição passada, que fez uma apresentação não competitiva com a música "Nana Banana". Já a superstar Madonna foi a grande estrela do intervalo das atrações ao trazer seus grandes sucessos ao palco.

O vencedor

Duncan Laurence tem 25 anos e iniciou sua carreira tocando em bandas escolares. Participou da versão holandesa do "The Voice", em 2014. 

"Arcade" é o primeiro single do cantor. A música foi parar no Eurovision através de uma seleção interna feita pela emissora local.

Com a vitória no Eurovision, a Holanda terá o direito de sediar a edição de 2020.

Veja a performance vencedora:

Últimas de Cultura