Terça, 04 de Agosto de 2020

O Repórter

SBT deixa de exibir 'Chaves' na programação

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 31 de julho de 2020 às 14:04 (Atualizada em 31 de julho de 2020 às 19:12)
Divulgação
Chaves está no ar pelo SBT desde 1984

RIO (OREPORTER.COM) - Uma das atrações mais antigas do SBT, o seriado "Chaves" deixará de ser exibido na emissora. Tudo por causa de um impasse envolvendo o grupo Chespirito, detentor dos direitos sobre os personagens, e a Televisa, emissora mexicana que produziu o seriado.

Segundo nota divulgada pelo SBT, a suspensão deve-se "a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias", ou seja, o grupo Chespirito. A emissora foi praticamente pega de surpresa com a decisão, já que a negativa do grupo detentor dos direitos intelectuais do seriado só veio faltando poucos dias do fim do contrato, que expira nesta sexta-feira (31).

Esse impasse envolvendo o grupo Chespirito e a Televisa impede até mesmo a exibição dos programas no México. O seriado "Chaves" era também era disponibilizado pelo streaming através do Prime Video, mas o conteúdo deverá ser tirado do ar nesta plataforma.

Em "Chaves", Roberto Goméz Bolaños interpreta um menino órfão que vive as mais diversas situações com os moradores de uma vila. O seriado foi exibido de 1973 a 1980, no México, mas o personagem continuou sendo interpretado por Bolaños até 1992, como um quadro do programa "Chespirito".

No Brasil, o seriado chegou em 1984 e foi exibido nos mais diversos horários do SBT, virando uma alternativa da emissora sempre quando algum outro programa deixava a grade. Além de "Chaves", o canal exibiu os seriados "Chapolin" e "Chespirito", este que ficou conhecido como "Clube do Chaves".

Roberto Gómez Bolaños morreu em 2014, aos 85 anos. Desde então, o legado do comediante vem sendo administrado por seu filho, Roberto Gómez Fernandez.

Leia o comunicado divulgado pelo SBT:

"A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente."

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: