Quarta, 24 de Abril de 2019

O Repórter

Santuários católicos divulgam programação para a Semana Santa

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 15 de abril de 2019 às 11:52
Thiago Leon/ Santuário Nacional
O Santuário Nacional, localizado em Aparecida (SP)

SÃO PAULO (OREPORTER.COM) - Considerado o período mais importante para a Igreja Católica, a Semana Santa deve atrair uma grande concentração de fiéis a partir desta quinta-feira (18). O Santuário Nacional, de Aparecida (SP), e o Santuário Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), divulgaram a programação para o período em que os católicos relembram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. 

De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, quase 200 mil fiéis são esperados para o período. Nesta quinta-feira, serão realizadas duas missas a partir das 9 horas, em que os presbíteros renovam promessas feitas no dia de sua ordenação sacerdotal. O Arcebispo de Aparecida,  Dom Orlando Brandes, também fará a aos óleos que serão utilizados ao longo de todo o ano na administração dos sacramentos. às 21 horas, acontece a Missa da Ceia do Senhor, em que acontece o rito do Lava-pés.

Na sexta-feira (19), serão realizados os ritos da Paixão de Jesus, relembrando a crucificação de Cristo. Às 5 horas, cinco mil pessoas são esperadas para a Via Sacra do Morro do Cruzeiro.  Às 9h acontece outra Via Sacra, esta meditada no interior da Basílica. Ao meio-dia, tem início o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz. Já às 15 horas, tem a Celebração da Paixão. às 16h30, acontece a Procissão do Senhor Morto.

Já no sábado (20), é realizada a Celebração das Dores de Nossa Senhora, com participação das mulheres assistidas pela Associação Guadalupe, de São José dos Campos (SP), que atende gestantes em situação de vulnerabilidade social e acolhe mulheres que pensam em abortar. No mesmo dia, às 20 horas, acontece a vigília pascal, mais important cerimônia do calendário católico. 

Durante o domingo, acontecem as missas de Páscoa, relembrando as passagens da ressurreição de Jesus. Às  às 5h30, acontece miissa seguida pela Procissão da Ressurreição, ao redor da Basílica. Às 8h, Dom Orlando Brandes preside a principal missa do dia. As demais celebrações acontecem de duas em duas horas até às 18h.

Cachoeira Paulista

No Santuário Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), a programação tem início nesta quarta-feira (18), com a Procissão do Encontro (das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores) e o Sermão das Sete Palavras. Na quinta-feira, às 20h, tem a a missa com o rito do Lava-pés. Na sexta-feira, às 15 horas, será feito o rito em memória da Paixão de Cristo, presido pelo Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova.

A Missa da Vigília Pascal e a Bênção do Fogo, no sábado (20), será presidida pelo padre Roger Luis, às 21h. Na madrugada de domingo, às 2h30, tem início a Adoração ao Santíssimo Sacramento e, em seguida, a Missa da Ressurreição, às 4h, celebrada pelo padre Bruno Costa. Para o Domingo de Páscoa, os horários de missa no Santuário do Pai das Misericórdias são: 7h, 9h, 12h, 15h e 18h.

Segundo a Comunidade Canção Nova, responsável pela programação,são esperados 10 mil fiéis que farão o Acampamento da Semana Santa durante o período. 

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: