O Repórter

Sete escolas da Série A iniciam os trabalhos na Sapucaí

Por Rafael Max
01 de março de 2019 às 12:00
Atualizada em 01 de março de 2019 às 17:03
Compartilhe a notícia:
Arquivo/Tânia Rego/Agência Brasil
A programação do Sambódromo tem início nesta sexta-feira
A programação do Sambódromo tem início nesta sexta-feira

RIO (OREPORTER.COM) - Vai começar a maior festa do mundo. O Sambódromo da Marquês de Sapucaí recebe as sete primeiras escolas de samba para o desfile da Série A, a divisão de acesso do carnaval carioca. Ponte, Alegria da Zona Sul, Rocinha, Santa Cruz, Padre Miguel, Inocentes e Sossego darão início aos trabalhos na passarela.

Cada escola tem entre 45 e 55 minutos para apresentar o seu desfile. A primeira escola vai pisar na avenida às 22h30. No sábado (2), outras sete escolas irão passar pela Sapucaí, continuando os desfiles da Série A. Apenas uma escola irá subir para o Grupo Especial e uma cairá para a Série B. 

Saiba o que cada agremiação vai apresentar na Avenida:

Unidos da Ponte - A escola de São João de Meriti volta à divisão de acesso 15 anos após a sua última aparição. Os carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz reeditam o enredo “Oferendas”, de 1984. Como o nome já indica, o desfile vai tratar das oferendas dadas às entidades relacionadas às religiões de matriz africana.

Alegria da Zona Sul - A mistura de África com Brasil segue sendo apresentada na Sapucaí pela agremiação de Copacabana. “Saravá, Umbanda!”, desenvoldido por Marco Antônio Falleiros, retrata uma história contada por um Preto Velho, entidade oriunda da Umbanda.

Acadêmicos da Rocinha - O caranavalesco Júnior Pernambucano apresenta o enredo “Bananas para o preconceito”, criticando o racismo e destacando os valores dos negros brasileiros.

Acadêmicos de Santa Cruz - A atriz Ruth de Souza é a homegeada da escola da Zona Oeste. O enredo  “Ruth de Souza – Senhora Liberdade, abre as asas sobre nós” homenageia a personalidade, que tem 97 anos de idade e uma longa carreira no teatro, televisão e cinema. Cahê Rodrigues é o responsável pelo desfile.

Unidos de Padre Miguel - O universo das novelas é o enredo da escola da Zona Oeste, que vai homenagear o autor Dias Gomes.  “Qualquer semelhança não terá sido mera coincidência” vai relembrar tramas como "O Bem Amado" e "Roque Santeiro", sucessos na televisão brasileira. João Vitor Araújo desenvolve o enredo.

Inocentes de Belford Roxo - A agremiação da Baixada Fluminense trará o enredo  “O frasco do bandoleiro”, desenvolvido por Marcus Ferreira. O ponto de partida é a um causo nordestino sobre pesosas que precisam guardar e enterrar suas fortunas em potes por causa dos cangaceiros. Marcus Ferreira desenvolve o enredo.

Acadêmicos do Sossego - Encerrando a programação, a Acadêmicos do Sossego apresenta o “Não se meta com a minha fé. Acredito em quem quiser”, de Leandro Valente, destacando a liberdade e a diversidade religiosa.

Últimas de Carnaval Brasil