Terça, 13 de Abril de 2021

O Repórter

Stock Car divulga novo formato para a temporada 2021

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 22 de março de 2021 às 11:00 (Atualizada em 22 de março de 2021 às 11:04)
Duda Bairros/Vicar
A Stock Car divulgou o formato das provas para 2021

RIO (OREPORTER.COM) - A Stock Car divulgou nesta segunda-feira (22) como será o formato das provas para a temporada 2021. A principal novidade é a realização de duas corridas seguidas em um inédito formato nonstop em cada uma das 12 etapas. A primeira prova terá 25 minutos e, sem parar os carros no grid, os pilotos farão uma volta de realinhamento, com inversão dos dez primeiros. A seguir, a direção de provas dará a largada para os 20 minutos da corrida 2.

De acordo com a organização da categoria, as duas corridas de cada etapa terão pontuação individual. A organização busca trazer mais emoção às disputas nas pistas.

“Percebemos em conjunto que alguns detalhes do regulamento poderiam funcionar melhor. E acho que chegamos a um pacote muito interessante, promovendo o tempo todo grandes disputas e consequentemente um show para os fãs”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

Veja as novidades do regulamento:

Etapas: serão ao todo 12 etapas no ano, mas distribuídas em dez eventos. Dez etapas serão realizadas no domingo e duas acontecerão aos sábados, em datas e locais a definir. Cada etapa será formada por uma corrida de 25 e outra de 20 minutos, sem os carros pararem no grid e intervalo apenas para uma volta de realinhamento. No total, a temporada somará 24 largadas – contra 18 no ano passado.

Pole position: largar na pole agora concederá dois pontos ao melhor piloto. A formação de largada da segunda prova das etapas será feita pelo resultado da corrida 1, mas com os dez primeiros invertendo a posição durante a volta de realinhamento que separará as duas provas.

Descartes: a Stock estreou em 2020 o descarte dos três piores resultados. Agora será permitido descartar quatro resultados, oferecendo ainda mais oportunidades de tirar da conta situações imprevistas ou injustas, como acidentes ou furos de pneu.

Pontuação: cada uma das 24 corridas de 2021 registrará pontos individualmente, no mesmo sistema de 2020. A primeira prova terá pontuação maior, iniciando com 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando ao 20º classificado, que ganhará um ponto. Com duração mais curta, a prova complementar dá ao vencedor 24 pontos, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto. A pole da corrida 01 valerá dois pontos extras.

Lastro: a partir de agora o lastro de sucesso chegará até o sexto colocado – em 2020 ia apenas até o quinto melhor posicionado no campeonato. A distribuição é esta: 30, 25, 20, 15, 10 e 5k.

Pit stop: antes feito nas duas provas, agora será somente na corrida 01 da etapa.

Fan push: sucesso desde a sua implantação, as regras permanecem iguais.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: