Domingo, 15 de Setembro de 2019

O Repórter

Tempo em todo o Brasil será de muito calor e pouca chuva

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 07 de fevereiro de 2014 às 06:00 (Atualizada em 07 de fevereiro de 2014 às 04:06)

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - As temperaturas devem continuar elevadas em todo o Brasil neste final de semana. Segundo a Climatempo, rhá previsão de pouca chuva no Sudeste, o que vai favorecer a baixa umidade do ar na região.

No Sul, apesar da chuva, as temperaturas continuam elevadas. O final de semana será marcado por clima típico de verão na região Nordeste, com muito sol e pancadas de chuva. Em alguns Estados, por causa da nebulosidade e ausência do sol forte, a sensação será de abafamento. Veja abaixo como fica a previsão para a sua região.

Veja a previsão do tempo em todo o Brasil.

(Fonte: Climatempo)

Região Sul

O calor intenso ainda irá predominar sobre a região Sul do Brasil na sexta-feira (07). No centro norte do Paraná, em Curitiba e Florianópolis, o dia será marcado por tempo firme e temperatura elevada.  No Rio Grande do Sul, o sol ainda aparece forte e as pancadas de chuva acontecem no período da tarde. Há condições para temporais localizados e pontuais, mas que não vão acumular grande volume de água. Em Porto Alegre, a temperatura bate os 38°C.

No sábado (08), o ar seco ganha força na faixa leste do Paraná, em Chapecó e Passo Fundo. Nestas áreas, o tempo fica firme e faz bastante calor. Em Rio Grande, os ventos que sopram do oceano trazem muitas nuvens sobre a cidade e a chuva acontece a qualquer hora com fraca intensidade. Nas demais áreas da região, o sol aparece forte, faz calor e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão. As temperaturas podem alcançar os 39°C, em Porto Alegre e 34°C, em Curitiba e Florianópolis.

No domingo (09), a massa de ar seco que atua sobre o Sudeste, deixa o tempo aberto e sem chuva em Londrina, no Paraná. O avanço de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul espalha nuvens carregadas sobre Bagé e Rio Grande. Nestas áreas, o sol aparece em alguns períodos e ainda vai fazer bastante calor. Nas demais áreas, sol forte e calor cada vez mais intenso. As temperaturas passam dos 33°C nas três capitais.

Região Sudeste

A forte massa de ar seco que atua sobre o Sudeste, deixa o tempo firme no interior de São Paulo, e na maior parte de Minas Gerais nesta sexta-feira (7). No sul de Minas e em Viçosa, o sol aparece entre algumas nuvens e há possibilidade de chuva isolada. No litoral paulista, na cidade do Rio de Janeiro e em Rezende, interior do Estado, o tempo segue aberto e sem expectativa de chuva. No Espírito Santo, interior e norte do Rio, e nas demais áreas de São Paulo, incluindo a capital, sol forte e faz bastante calor, porém algumas nuvens conseguem se formar no período da tarde e ocorrem pancadas de chuva rápida em pontos isolados. As temperaturas seguem elevadas em toda a região.

Sábado (08), o ar seco e quente ainda predomina sobre o norte de São Paulo, oeste de Espírito Santo, na cidade do Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais. A falta de chuva favorece a baixa umidade do ar em Minas e no interior paulista. Estes índices podem ficar abaixo de 30% e podem causar transtornos à população. No extremo sul de Minas e nas demais áreas, o predomínio será de sol forte e calor. No período da tarde a chuva acontece de forma rápida e isolada. Na capital paulista e na região metropolitana há risco para temporais e que podem atingir várias áreas ao mesmo tempo.

No domingo (09), o ar seco ganha força irá predominar no Sudeste. Vai fazer bastante calor, o que vai favorecer a elevação da temperatura e a baixa umidade relativa do ar em toda a região. Há condições para pancadas de chuva rápida e isolada no período da tarde apenas em Sorocaba.

Região Centro-Oeste

O calor e a alta umidade do ar na região Norte do país, favorecem a formação de áreas de instabilidades sobre o centro norte de Mato Grosso nesta sexta-feira (7). As nuvens provocam chuva a qualquer hora do dia, e que pode ser forte em alguns momentos. Nas demais áreas da região o sol aparece forte, faz calor e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão no período da tarde. Só não há expectativa de chuva na faixa leste de Mato Grosso do Sul.

No sábado (8), as nuvens mais carregadas se concentram sobre o noroeste de Mato Grosso e ainda provocam chuva a qualquer hora. A massa de ar seco que atua na região Sudeste, mantém o tempo aberto e sem chuva em Ponta Porã. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão no período da tarde.

No domingo (9), o calor e a alta umidade irão predominar em toda a região Centro-Oeste do Brasil. O sol aparece forte na maior parte do dia, o que favorece a elevação da temperatura em toda a Região. Porém, entre à tarde e à noite, nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva típicas de verão.

Região Norte

Áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade do ar, comum no Norte do Brasil, favorecem a formação de nuvens carregadas sobre o estado do Pará, centro leste do Amazonas, Amapá, Rondônia e norte do Tocantins nesta sexta-feira (7). Nestas áreas o sol aparece em alguns períodos e a chuva acontece a qualquer hora do dia. Há potencial para temporais acompanhados de raios e descargas elétricas, informa a Climatempo. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão no período da tarde. Por causa da nebulosidade e do ar quente, a sensação será de abafamento em toda a Região.

Amanhã (8), áreas de instabilidade persistem na região Norte do Brasil. No Pará, Amapá, no norte de Tocantins, norte e leste do Amazonas e centro leste de Rondônia, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.  Nas demais áreas da Região, as condições do tempo não mudam. O sol aparece forte, faz bastante calor e ocorrem pancas de chuva típicas de verão no período da tarde. A sensação ainda será de abafamento em toda a Região.

No domingo (9), o ar quente e úmido mantém as nuvens mais carregadas sobre o centro oeste de Amazonas, leste do Pará e norte do Tocantins. Nestas áreas ainda há previsão de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas da Região o dia será marcado por muito sol, calor e pancadas de chuva no período da tarde e que podem ser fortes e acumular grandes volumes e água.

Região Nordeste

O ar seco vai predominar apenas no centro oeste da Bahia na sexta-feira (7). O tempo fica firme e faz bastante calor. Entre Salvador e Ilhéus e entre Natal e Maceió, os ventos que sopram do mar ajudam na formação de nuvens carregadas e chove a qualquer hora do dia. Na faixa leste do Maranhão, áreas de instabilidades associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul, provocam chuva a qualquer hora, e que pode ser forte em alguns momentos. Nas demais áreas da Região, incluindo as áreas de agreste e sertão nordestino, o dia terá clima típico de verão. O sol aparece forte na maior parte do dia, faz bastante calor e as pancadas de chuva rápida e isoladas acontecem no período da tarde.

No sábado (8), as condições do tempo não mudam muito. O ar seco e quente mantém o tempo firme no centro oeste da Bahia e também no extremo sul do Piauí. Na costa norte da Região, nuvens que se formam no oceano provocam chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o final de semana será marcado por muito sol e pancadas de chuva rápida e isolada no período da tarde.

No domingo (9), o ar seco ganha força em grande parte da região Nordeste. No centro oeste e norte da Bahia e no interior de Pernambuco, o tempo segue aberto e não chove. A Zona de Convergência do Atlântico Sul espalha muitas nuvens carregadas que provocam chuva a qualquer hora sobre todo o estado do Maranhão, norte do Piauí e centro norte do Ceará. Nas demais áreas da região Nordeste, o dia será marcado por sol forte, calor e pancadas rápidas de chuva no período da tarde.

Tags:
Previsão do Tempo
  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: