O Repórter

Tribunal da UE confirma multa de 2,4 bi de euros contra Google

Punição é por abuso de posição dominante com Google Shopping

Por OREPORTER.COM
11 de novembro de 2021 às 11:11
Atualizada em 11 de novembro de 2021 às 11:12
Compartilhe a notícia:
Ansa
Comissão Europeia impôs multa em 2017 contra Google por abuso de posição dominante
Comissão Europeia impôs multa em 2017 contra Google por abuso de posição dominante

BRUXELAS (ANSA) - O Tribunal Geral da União Europeia confirmou uma multa de 2,42 bilhões de euros aplicada pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante contra o Google nesta quarta-feira (10).

Anunciada em junho de 2017, a punição é por conta da empresa de tecnologia ter dado vantagens "ilegais" para o serviço de comparação de preços e vendas "Google Shopping", o que impossibilitou uma "concorrência saudável" para as empresas.

"A sentença transmite a mensagem clara que a conduta do Google era ilícita e dá ao mercado a necessária clareza jurídica. A Comissão continuará a utilizar todos os instrumentos a sua disposição para verificar o papel das grandes plataformas digitais, das quais as empresas e os usuários dependem", disse um dos porta-vozes da Comissão após a sentença.

O Google, por sua vez, também se manifestou por meio de um porta-voz e disse que "a decisão será examinada detalhadamente porque se refere a uma série de fatos muito específicos e que, ainda em 2017, fizemos modificações para se adequar à decisão da Comissão Europeia".

"Os anúncios no Shopping ajudam as pessoas a encontrar os produtos procurados de maneira simples e veloz e ajudam os comerciantes a atingir potenciais clientes", acrescentou ainda.

Em junho de 2017, essa era a maior multa a uma empresa de tecnologia aplicada pela União Europeia, em punição que foi superada em 2018 contra o próprio Google: uma multa de 4,3 bilhões de euros por abuso de posição dominante do sistema Android que a Alphabet, dona da empresa, também recorreu.

Últimas de Mundo