O Repórter

Vela: Robert Scheidt conquista o título do Europeu de Star

Por Redação...
19 de maio de 2019 às 15:36
Atualizada em 19 de maio de 2019 às 15:39
Compartilhe a notícia:
Gilles Morelle / SSL
Robert e Maguila velejam na Itália
Robert e Maguila velejam na Itália

RIVA DEL GARDA, ITA (OREPORTER.COM) - O velejador brasileiro Roberto Scheidt venceu o Campeonato Europeu de Star, realizado na Itália. Ao lado de Henry Boenning, o Maguila, o bicampeão olímpico garantiu o título ao cruzar a regata final em primeiro lugar em uma decisão emocionante. Essa foi a conquista de número 181 da carreira de Robert - 89 internacionais e 92 nacionais. 

A conquista de Scheidt e Boening foi dramática. A dupla brasileira estava a mais de 20 segundos dos líderes da regata final, os franceses Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot na última perna. A ultrapassagem veio praticamente em cima da linha de chegada e a vitória foi por apenas três segundos, após 49 minutos de prova. “Eu estava tão cansado, que não tinha acreditado que tínhamos vencido. Só entendi quando o Maguila gritou para mim. Foi uma grande regata, com muita técnica e diversas situações interessantes para quem assistiu. Nós tivemos uma oportunidade de assumir a liderança e aproveitamos. Foi incrível e especial, especialmente por eu ter as crianças me assistindo”, disse, se referindo aos filhos Erik, de nove anos, e Lukas de seis anos, que embarcaram para abraçar o pai logo após a vitória.

Na nona e última regata da fase de classificação, que definiu os dez finalistas entre 90 barcos, Scheidt e Maguila cruzaram a linha de chegada na segunda posição. Com isso, garantiram o segundo lugar na classificação geral e pularam direto para a semifinal. A vaga na decisão veio com um terceiro lugar. Com apenas quatro tripulações na disputa pelo título, a dupla brasileira mostrou força e resiliência.

A dupla campeã chegou a ser a quarta colocada na primeira perna da prova final. Scheidt e Boening se mantiveram em terceiro lugar até a metade da regata. No segundo contravento, subiram para segundo e, após uma recuperação impressionante no último trecho, conseguiram ultrapassar os franceses Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot a poucos metros da linha de chegada. O pódio foi completado por Paul Cayard (EUA) e o brasileiro Arthur Lopes, que terminaram em terceiro.

Após a disputa no Lago Di Garda, o próximo desafio será no Japão, onde, a partir de 3 de julho, participa do Campeonato Mundial na Classe Laser, uma das seletivas para a definição da equipe brasileira para Tóquio/2020.


Últimas de Esportes