Terça, 19 de Novembro de 2019

O Repórter

Violência marca eleição presidencial no Afeganistão

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação - 28 de setembro de 2019 às 13:58 (Atualizada em 28 de setembro de 2019 às 14:01)

CABUL(ANSA) - O Afeganistão foi às urnas neste sábado (28) para escolher seu novo presidente, mas a jornada eleitoral ficou marcada por ataques terroristas.

Cerca de 9,5 milhões de pessoas foram convocadas a votar em quase 5 mil colégios eleitorais distribuídos por todo o país. Os principais candidatos são o presidente Ashraf Ghani e o chefe do Executivo Abdullah Abdullah.

Os dois compartilharam o poder nos últimos cinco anos, em um governo de união nacional formado após as eleições de 2014 terem sido marcadas por denúncias de fraudes. Se ninguém atingir mais da metade dos votos, haverá um segundo turno em novembro.

A apuração deve levar algumas semanas para ser concluída, mas muitos afegãos temem que o pleito deste sábado possa abrir uma nova crise na frágil democracia do país. O governo inclusive usou nas eleições um sofisticado sistema de identificação biométrica para impedir que a mesma pessoa votasse duas vezes ou que um eleitor votasse no lugar de outro.

Violência

Cerca de 70 mil agentes das forças de segurança trabalharam no pleito presidencial, mas o contingente não foi suficiente para evitar ataques.

Segundo balanço do Ministério do Interior, ao menos cinco policiais morreram e 37 civis ficaram feridos em diversos atentados. Entre os alvos dos terroristas está uma mesquita que abrigava um colégio eleitoral em Kandahar, no sul do país, e foi atingida por uma explosão.

Já em Kunduz, no norte do Afeganistão, milicianos do grupo fundamentalista Talibã dispararam tiros de morteiro para dissuadir as pessoas de votar.

A organização terrorista negociava um acordo de paz com os Estados Unidos, mas o presidente Donald Trump suspendeu as tratativas após um ataque matar 12 pessoas em Cabul, incluindo um soldado americano, no início de setembro.

Tags:
Violência, Cabul, Mundo
  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: