O Repórter

Viradouro mostra sua força para seguir entre as primeiras colocadas

Por Redação...
23 de fevereiro de 2020 às 23:56
Atualizada em 24 de fevereiro de 2020 às 14:22
Compartilhe a notícia:
Rafael Max/OReporter.com
A Viradouro foi a segunda escola a entrar na Sapucaí
A Viradouro foi a segunda escola a entrar na Sapucaí

RIO (OREPORTER.COM*) - Vice-campeã de 2019, a Unidos do Viradouro foi a segunda escola a passar pela Sapucaí neste domingo de carnaval. A agremiação de Niterói apresentou o enredo “Viradouro de alma lavada”, dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. A Vermelho e Branco descreveu a valentia das Ganhadeiras de Itapuã, grandes mulheres baianas que fizeram parte do início da história de liberdade do Brasil. 

O enredo apresentado pela Viradouro nos foi mostrado em seis diferentes setores, e focalizaram a relação das negras de ganho com a água, onde umas mulheres se dedicavam à pesca e outras à lavagem das roupas. A religiosidade sempre presente nos enredos da escola, nos foi mostrado nas figuras de Xangô, Oxum e Iemanjá.

Outro segmento mostrado pela escola foi o setor dedicado às vendedoras que percorriam enormes distâncias e ofertavam diversos produtos na orla de Salvador, e assim puderam conquistar os ganhos para serem alforriadas. A Vermelho e Branco mostrou ainda a lida das mulheres artesãs, que confeccionavam lindas roupas, tapetes, bijuterias e calçados. 



A Unidos do Viradouro foi a segunda escola a passar pela Sapucaí (Foto: Gabriel Nascimento/Riotur)

O desfile realizado pela Unidos do Viradouro focou também na importância que essas mulheres negras tiveram no fomento das manifestações culturais, como a criação dos afoxés e no samba de mar aberto, que é típico da Bahia. A escola trouxe ainda alguns dos festejos religiosos, que foram representados pela Missa do Anzol, Procissão de São Tomé, e a Festa de Iemanjá, mas o destaque foi a representação da lavagem das escadas da matriz de Nossa Senhora da Conceição. 

Ao final do desfile, a Viradouro apresentou os “Tesouros do Brasil”, e trouxe uma homenagem às mulheres guerreiras, que tão bravamente como as Ganhadeiras, estão espalhadas pelo Brasil. A escola destacou em seu desfile, que a luta feminina nunca vai parar, e que as mulheres merecem ser reconhecidas e valorizadas por suas lutas diárias.   

Após amargar vários anos na Série A, a Viradouro voltou com tudo em 2019 e conseguiu um vice-campeonato. Tanto que a escola demonstrou no carnaval 2020 que veio para ficar. Com um desfile arrojado e com um chão forte, a agremiação busca voltar mais uma vez ao desfile das campeãs. A vermelho e branco só teve um problema de iluminação no último carro, mas logo resolvido. Algo que não aparenta não comprometer o desempenho da agremiação niteroiense. (*colaboraram Rafael Max e Jaqueline Araújo)


A Viradouro usou o seu desfile para celebrar a força das mulheres (Foto: Gabriel Nascimento/Riotur)

Carnaval 2020

Fique por dentro das notícias do Carnaval 2020 seguindo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook , no Instagram e no Twitter.

Você também pode falar conosco pelo nosso WhatsappOREPORTER.COM, Informação de verdade na Internet.

Últimas de Carnaval Brasil