O Repórter

Morre Aleksandar Mandic, pioneiro da internet no Brasil

Por Redação...
06 de maio de 2021 às 18:17
Atualizada em 06 de maio de 2021 às 19:45
Compartilhe a notícia:
Wikimedia Commons
Aleksandar Mandic tinha 66 anos
Aleksandar Mandic tinha 66 anos

RIO (OREPORTER.COM) - Morreu nesta quinta-feira (6) o empreendedor Aleksandar Mandic. Ele foi pioneiro na área de internet no Brasil, tendo sido fundador da IG. A causa da morte não foi informada.

Mandic tinha 66 anos. Sua atuação na área de comunicações começou em 1999, quando abriu a Mandic BBS em um quarto vago de sua casa. Na época, ele havia abandonado um emprego na Siemens para abrir o próprio negócio.

BBS é a sigla para bulletin board system, um sistema que permite a conexão via telefone através do computador, modelo bem rudimentar do que é a internet atualmente.

Em 1995, a internet se tornou comercial no Brasil. Mandic criou a Mandic Internet S.A., em 1996. Em 2000, foi sócio fundador da IG, na época um provedor de internet que fornecia conexão sem o pagamento de mensalidade. Com isso, o usuário pagava apenas a conexão telefônica. Mandic permaneceu na empresa até 2001.

Após deixar o IG, Mandic seguiu com com negócios próprios como o oferecimento de e-mails corporativos. Em 2013, criou o Mandic Magic (Atual Wi-Fi Magic) com o intuito de ajudar usuários a encontrar conexões de wi-fi.

Últimas de Brasil