BOGOTÁ, COL (ANSA) - O governo da Colômbia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) assinaram hoje um acordo de cooperação de boas práticas na luta contra o terrorismo e o crime organizado.
O memorando de entendimento prevê que o país coloque a serviço da organização "sua experiência e capacidades acumuladas ao longo de décadas combatendo diferentes ameaças à segurança, como o terrorismo, o narcotráfico e o crime transnacional".
O documento foi assinado nesta terça-feira em Bruxelas, na Bélgica, pelo ministro de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, e pelo vice-secretário-geral da Otan, o embaixador Alexander Vershbow. O acordo, no entanto, ainda precisa ser submetido ao Congresso e à Corte Constitucional do país.
De acordo com um comunicado difundido hoje pelo Ministério de Defesa de Bogotá, o documento foi assinado no marco "da iniciativa de diplomacia para a segurança" que a Colômbia vem promovendo.
Ao anunciar a medida, no começo deste mês, o presidente Juan Manuel Santos desencadeou uma série de polêmicas entre os países da região.