CABUL, AFG (ANSA) - Cerca de cinquenta estudantes afegãs foram hospitalizadas hoje na província sul-oriental de Paktika, após ter manifestado sintomas de envenenamento provocados por uma substancia não identificada.
Os médicos estão verificando se o responsável do envenenamento das meninas é um gás, como ocorreu em outros casos no passado em outras províncias afegãs. O porta-voz das autoridades provinciais, Ruhullah Samon, declarou que as condições das jovens são estáveis, informando que as estudantes frequentavam a escola do ensino médio "Simin Akbari" de Sarana, o maior instituto feminino da província.
Há meses no Afeganistão ocorrem casos de envenenamento de jovens estudantes provocados por gás tóxico utilizado por grupos fundamentalistas, contrários a instrução feminina. Em abril, 74 jovens foram hospitalizadas na província de Takhar, em maio 80 em Faryab, e 150 e Balkh e em junho 97 novamente na província de Faryab. Até agora nenhuma morte foi registrada por causa do envenenamento com gás.