MONZA - As equipes e os pilotos da Fórmula 1 respeitaram nesta sexta-feira (9) um minuto de silêncio em homenagem à rainha Elizabeth II, que faleceu na última quinta, durante o primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Itália, em Monza.
A homenagem aconteceu no pitlane do tradicional circuito lombardo, cerca de 10 minutos antes do início da primeira sessão dos treinos livres.
Uma cerimônia semelhante está prevista para ser realizada no domingo (11), que contará com a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella.
O piloto britânico George Russell, da Mercedes, chegou ao paddock da F1 utilizando uma faixa preta em seu braço direito. Já o heptacampeão Lewis Hamilton, também da equipe alemã, publicou um longo texto em suas redes sociais.
"Desde a triste notícia de ontem, venho refletindo sobre sua vida incrível. Ela era um símbolo de esperança para muitos e serviu seu país com dignidade, dedicação e bondade. Ela era realmente como nenhuma outra e sou grato por ter vivido durante seu tempo. Seu legado será duradouro e sua morte será sentida profundamente. Tive a incrível honra de poder passar um tempo com ela. É algo que nunca vou esquecer. Conversamos sobre nosso amor compartilhado por cães e ela foi incrivelmente generosa", escreveu o inglês.
Diversas equipes da categoria, como as inglesas Williams e McLaren, homenagearam a monarca que passou 70 anos no poder.
"Calorosos sentimentos pela perda de uma mulher inovadora. Nossos pensamentos estão com a família real, o povo britânico e nossos colegas britânicos no paddock", publicou a italiana Ferrari.
Elizabeth II esteve presente no GP da Inglaterra de 1950, que foi a primeira temporada da Fórmula 1. Na oportunidade, a monarca apareceu acompanhada do pai, o rei George VI, e da irmã, princesa Margaret.
Ferrari
Correndo em casa, a Ferrari começou bem o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, ao conseguir uma dobradinha no primeiro treino livre para a prova. O monegasco Charles Leclerc ficou na ponta e foi seguido pelo companheiro de equipe espanhol Carlos Sainz.
1
2
3
4
5