Obama promete dar informações de espionagem a aliados
Os EUA receberam duras críticas por um suposto monitoramento
Por Redação...
01 de julho de 2013 às 14:31
Atualizada em 01 de julho de 2013 às 14:50
Compartilhe a notícia:
DAR ES SALAAM, TAN(ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira (1º) que seu governo dará "todas as informações" que os países europeus aliados desejarem, após recentes denúncias de que Washington teria espionado diplomatas e autoridades italianas, francesas, alemãs e gregas.
"Daremos aos aliados europeus todas as informações que desejarem relativas às acusações de espionagem", afirmou Obama, que está em visita oficial à Tanzânia.
"Todos os serviços de inteligência, inclusive os europeus, tentam entender o que acontece nas capitais mundiais através de fontes não jornalísticas", declarou Obama, tentando se defender das acusações de espionagem.
Segundo documentos revelados pelo ex-analista dos serviços de inteligência norte-americano Edward Snowden, e publicados pelo jornal britânico "The Guardian" e pelo alemão "Der Spiegel", a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) teria espionado diplomatas e autoridades da União Europeia (UE) e de países aliados, como França, Itália, Alemanha e Grécia.
Bruxelas já apresentou um pedido de explicações imediatas para Washington sobre as operações de monitoramento. Os governos da França e da Alemanha também alertaram que as relações bilaterais com os Estados Unidos poderiam ser afetadas pelas atividades de espionagem.