O Repórter

Papa Francisco chega ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude

Por Redação..
22 de julho de 2013 às 15:46
Atualizada em 22 de julho de 2013 às 13:55
Compartilhe a notícia:
Alex de Souza / Agência O Repórter
Papa Francisco foi recepcionado pela presidente Dilma Rousseff
Papa Francisco foi recepcionado pela presidente Dilma Rousseff

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - "Habemus Papam" no Rio de Janeiro. O avião que trouxe o Papa Francisco de Roma até a Cidade Maravilhosa pousou na pista da Base Aérea do Galeão às 15h44 desta segunda-feira (22). O Sumo Pontífice veio ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre durante toda a semana.

Além do Santo Padre, a aeronave de carreira, sem luxos especiais, trouxe alguns jornalistas, que tiveram a oportunidade de conversar com o líder da Igreja Católica durante parte do voo. Para recepcionar o papa, além da presidente Dilma Rousseff, do governador e do prefeito do Rio, Sérgio Cabral e Eduardo Paes, e do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, estiveram presentes 120 jovens, que formavam um coral especial.

Ainda com o avião na pista, o comandante colocou para fora da janela principal duas bandeiras: uma do Vaticano e outra do Brasil. Quando o relógio marcava 16h, as portas do avião foram abertas e o Papa Francisco fez a primeira aparição na América Latina desde que se tornou chefe de Estado. Sorridente, o Santo Padre acenou e demonstrou bastante alegria em estar em terra brasileira. Ao descer as escadas, ele cumprimentou a presidente Dilma e recebeu flores de boas-vindas de uma moça. Em seguida, apertou a mão dos demais ministros presentes e autoridades. Quando avistou o arcebispo Dom Orani Tempesta e o cardeal de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, entretanto, não hesitou em abraçá-los afetuosamente.

Papa Francisco seguiu em carro fechado para a Catedral Metropolitana e chamou a atenção por fazer o percurso com as janelas abertas. De lá, ele segue de papamóvel para o Theatro Municipal, fazendo a primeira aparição ao povo. Mais tarde, o Santo Padre vai ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, para um novo encontro com autoridades.

Últimas de JMJ Rio 2013