Para Erdogan, protestos no Brasil têm mesma origem
Por Redação...
25 de junho de 2013 às 13:36
Compartilhe a notícia:
ANCARA, TUR (ANSA) - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, voltou hoje a dizer que os "mesmos" conspiradores estariam por trás dos protestos antigovernamentais que ocorreram nas últimas semanas na Turquia e no Brasil.
"As manifestações no Brasil e na Turquia são administradas a partir do mesmo centro", disse Erdogan em um pronunciamento a deputados do partido AKP.
Em diversas ocasiões, o premier denunciou um "complô" contra seu governo e acusou como possíveis responsáveis o lobby de instituições financeiras e a imprensa internacional. De acordo com a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou ontem por telefone com Erdogan sobre a situação do país.
O norte-americano teria destacado a "importância da não violência, da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa". Nesta madrugada, milhares de pessoas saíram às ruas de Kadikoy, em Istambul, para protestar contra a decisão de um tribunal de libertar um policial que, no último dia 1, disparou contra um grupo de manifestantes, matando o jovem Ethem Sarisuluk, de 26 anos.