BELO HORIZONTE (O REPÓRTER) - De um lado, os donos da casa cinco vezes campeões mundiais. Do outro, os bicampeões e carrascos da Copa do Mundo de 1950. Apesar de jogadores e treinadores de Brasil e Uruguai minimizarem o clima de revanche, a rivalidade promete tomar conta da partida desta quarta-feira (26), válida pela semifinal da Copa das Confederações. Quem vencer o duelo no Mineirão garante vaga para a grande final e, de quebra, empurra o adversário sul-americano para a decisão do terceiro lugar.
Após uma primeira fase com vitória em todos os jogos, a seleção brasileira pode contar novamente com todos os jogadores, uma vez Paulinho e David Luiz se recuperaram de lesões e possuem condições normais de entrar em campo. Com isso, Felipão poderá escalar novamente a equipe que começou a Copa das Confederações. Durante a semana, o treinador voltou a exercitar jogadas de bolas paradas, que acabaram sendo decisivas na vitória contra a Itália. Também houve tempo para repetições de cobranças de pênaltis, uma vez que a situação pode ocorrer em caso de empate no tempo normal e na prorrogação.
Já o Uruguai vem confiante, mesmo sabendo que vai encarar um estádio lotado empurrando o Brasil. A equipe do "maestro" Oscar Tabárez não foi revelada, porém, deve entrar em campo com três atacantes. As presenças de Cavani, Suárez e Forlán são as principais apostas do país, com um poder ofensivo que pretende sufocar a defesa rival. A tendência é que o vice-artilheiro da competição, Abel Hernández, comece no banco de reservas. Estarão presentes, ainda, velhos conhecidos da torcida brasileira, como o zagueiro e capitão Lugano e o volante Arévalo Rios, além do reserva Lodeiro, que atua no Botafogo.
Outro fato que chama a atenção é o arbitro escalado para o confronto. O chileno Enrique Osses apitou México x Itália, na primeira rodada, distribuindo cinco cartões amarelos. Ele também foi o responsável pelo primeiro jogo entre Boca Juniors e Corinthians, na Libertadores deste ano, e pelo polêmico São Paulo x Tigres, que terminou com o abandono dos argentinos na final da Copa Sul-Americana.
Quem vencer o duelo que começa às 16h garante vaga na finalíssima, que será disputada no próximo domingo (30), no Maracanã. O felizardo terá que aguardar o vencedor de Espanha x Itália nesta quinta-feira (27) para saber quem será o adversário na decisão.
BRASIL X URUGUAI
Estádio do Mineirão - Belo Horizonte/MG
BRASIL: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. TÉC: Luiz Felipe Scolari;
URUGUAI: Muslera, Maximiliano Pereira, Diego Lugano, Godín e Cáceres; Arévalo Rios (Perez), Álvaro González e Cristian Rodríguez; Forlán, Suárez e Cavani. TÉC: Oscar Tabárez.
1
2
3
4
5